CIRURGIA ROBÓTICA

O que é


Foto

A cirurgia robótica é um tipo de procedimento minimamente invasivo, ou seja, com pequenos cortes. Geralmente é utilizada para procedimentos cirúrgicos que requerem dissecção precisa e em espaços restritos. O principal diferencial é a precisão oferecida pela técnica. A tecnologia trouxe mais delicadeza, liberdade de movimentos e visualização em 3D a casos que já eram realizados pela laparoscopia e até alguns casos em que este tipo de procedimento ainda não era possível. Nela, o médico fica sentado ao lado do paciente, operando com um joystick e manipulando as articulações do computador, o robô.

As principais indicações da cirurgia robótica são para casos oncológicos de tumores de intestino, reto, pâncreas, estômago, esôfago, próstata, rins, útero, fígado, duodeno e pulmões. Dependendo da complexidade do procedimento (caso haja um campo muito difícil ou o tamanho tumor seja muito grande), pode ser necessário que o especialista faça uma cirurgia convencional aberta para completar a técnica.

PUBLICAÇÃO NA REVISTA ONCO&

Vantagens


  • Menor tempo de internação do paciente.
  • Retorno mais rápido às atividades rotineiras.
  • Menor risco de infecção hospitalar.
  • Redução da dose de medicamentos no pós-operatório.
  • Técnica altamente benéfica para certas cirurgias oncológicas, pois permite resultados oncológicos semelhantes à cirurgia convencional e laparoscópica.
  • É um avanço da cirurgia laparoscópica, pois permite uma sutura muito mais precisa.
  • Os braços robóticos permitem alguns movimentos que não se tem na cirurgia laparoscópica.
  • Alta tecnologia que permite visão tridimensional projetada no monitor.
  • Aumento de até 12 vezes o tamanho da imagem projetada.
  • Pinças articuladas que permitem movimentos mais precisos que não são possíveis com instrumentos rígidos.
  • Visualização em alta nitidez da área operada.
  • Diminuição de perdas sanguíneas durante o procedimento.
  • Realização de procedimentos de alta complexidade de modo mais simples, sem abrir o paciente – abordagem mais avançada da cirurgia minimamente invasiva.
  • Filtro de movimentos involuntários da mão, tirando possíveis tremores dos médicos.
  • Apresenta resultados semelhantes ou superiores à cirurgia aberta, dependendo do procedimento.
  • O pós-operatório apresenta nenhuma ou pouca dor, e incômodo reduzido para o paciente.


Cirurgia robótica em pacientes oncológicos

Foto

Devido à maior eficácia e precisão, a técnica da cirurgia robótica é altamente benéfica para procedimentos oncológicos cirúrgicos no sistema gastrointestinal, pois permite uma dissecção mais precisa e a possibilidade de realização de cirurgia minimamente invasiva em sítios de difícil acesso. A técnica tem sido cada vez mais usada em cirurgias de câncer de cólon, reto, estômago, pâncreas, esôfago e fígado porque não há prejuízo em relação aos resultados quando comparados ao da cirurgia convencional aberta. Devido aos seus benefícios, esse procedimento ainda permite que o paciente retome mais rápido seu tratamento com quimioterapia ou radioterapia, caso haja necessidade.

A cirurgia robótica permite ainda fazer dissecções mais precisas e atingir áreas mais profundas para casos gastrointestinais. Estudos vêm apontando maior qualidade no procedimento feito com o uso do robô. A plataforma robótica permite melhor movimentação das pinças, ampliando as possibilidades de movimento do cirurgião.


Cirurgia robótica para oncologia gastrointestinal

Foto

Devido a maior eficácia e precisão, a técnica da cirurgia robótica é altamente benéfica para procedimentos oncológicos cirúrgicos no sistema gastrointestinal, pois permite uma dissecção mais precisa e a possibilidade de realização de cirurgia minimamente invasiva em sítios de difícil acesso. A técnica tem sido cada vez mais usada em cirurgias de câncer de cólon, reto, estômago, pâncreas, esôfago e fígado porque não há prejuízo em relação aos resultados, quando comparados ao da cirurgia convencional aberta. Devido aos seus benefícios, esse procedimento ainda permite que o paciente retome mais rápido seu tratamento com quimioterapia ou radioterapia, caso haja necessidade.

A cirurgia robótica permite ainda fazer dissecções mais precisas e atingir áreas mais profundas para casos gastrointestinais. Estudos vêm apontando maior qualidade no procedimento feito com o uso do robô. A plataforma robótica permite melhor movimentação das pinças, ampliando as possibilidades de movimento do cirurgião.